Não é Dobrável… É Desmontável…

Kit-Bike-by-Lucid-Design_dezeen_468_3

Olá, pessoal.

Sempre tive como certa a idéia de que o futuro repousa no colo das bicicletas. Ao menos no que se refere às grandes cidades do mundo, dou isso como certo. A cada dia uma nova idéia se instala no mundo ciclístico, com vistas a tornar o uso das magrelas sempre mais fácil, prático e divertido. Basta olhar para as bicicletas dobráveis e para as “e-bikes”(as elétricas).

Mas uma empresa de design indiana decidiu dar “aquele” passo mais largo, criando a bicicleta desmontável KIT BIKE, que é essa aí em cima na abertura do post. Ela é toda feita em tubos de alumínio, usa uma correia dentada como transmissão, pode ser desmontada ou montada por um único lado e… possui um sistema de encaixe bastante inovador. Daí você me pergunta como ela fica desmontada, que é o que mais interessa, né? E eu te mostro essa foto aqui, ó…

Kit-Bike-by-Lucid-Design_dezeen_468_1

Depois de desmontada, a Kit Bike se torna esse pequeno montinho de “troços” com duas rodonas ao lado. Genial, né?

Gostaram? Então, vamos lá…

A Kit Bike é um exercício conceitual do estúdio de design indiano LUCID DESIGN, que decidiu apoiar sua criação no conceito “bike in a bag” (bike em uma bolsa, literalmente), e que pudesse ser desmontada e acondicionada em uma espécie de mochila circular. Desmontada – como na foto – ela se transforma, miraculosamente, de uma bicicleta em um monte com exatas 21 peças, que para ser novamente montada, você só precisa “girar e travar” um tubo no outro.

A mochila circular é essa aí, ó... de couro, hein?... Refinado...

A mochila circular é essa aí, ó… de couro, hein?… Refinado…

O diretor de criação da empresa, Amit Mirchandani, achava as bicicletas convencionais muito estranhas em todos os aspectos de transporte que não fossem quando nós estivéssemos sentados em cima delas, pedalando. Assim, a Kit Bike é composta de tubos de alumínio que se prendem a cubos de aço por um lado apenas, facilitando a montagem e tornando-a menos complexa do que as “dobráveis” na hora de trocar o modal para o ônibus, o táxi, o trem, o metrô ou simplesmente encher o saco de pedalar e decidir colocá-la nas costas e caminhar um pouco.

Os encaixes

Os encaixes “muito doidos” da Kit Bike.

A LUCID DESIGN não tem, até o momento, intenção de porduzir a Kit Bike. Ela deve permanecer como um protótipo, ao menos por enquanto, mas… claro!… eles não descartam a possibilidade de produção em médio prazo.

Pedivela com

Pedivela com “belt-ring” ao invés do convencional “chain-ring”.

O uso de correias dentadas em biciletas deve se consolidar daqui pra frente, principalemente no uso urbano e cicloturismo. Sem imundície… Sem barulho… Com uma leveza “estranha” para quem passou a vida na correntona de aço.

Além disso, a bicileta é de uma elegância e fluidez que chegam a deixar a gente irritado por não ter uma em casa. Saca, só…

Kit-Bike-by-Lucid-Design_dezeen_468_0

Ela mal nasceu, mal teve tempo de chorar e já ganhou um prêmio de design, o RED DOT 2014 DESIGN AWARD. O que, aliás, não me admira. O conceito é sensacional, principalmente para aqueles que não acham as bicicletinhas dobráveis lá uma flor de formosura e beleza. Que o Antigão não leia isso, kkkkkk…

Espero que tenham gostado.

Grande abraço.

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Não é Dobrável… É Desmontável…

  1. Será que peso tem? É muito interessante, seria legal ter uma dessas.

    • jramalho63 disse:

      Então, Claudine…

      Como a bike é apenas um conceito – pelo menos até agora – não disponibilizaram uma ficha técnica completa.

      No entanto, uma avaliada no “olhômetro” nos deixa claro que, com correira dentada ao invés de corrente, e esse vicual “clean” e secão de alumínio…

      Ela não deve passar dos 10 quilos, se chegar a isso.

      Essa bike é sensacional em todos os sentidos, inclusive no estético, claro, e posso apostar que deve entrar em produção rapidinho.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Vida de Triatleta

Uma aventura no mundo do Triathlon

A maioria das pessoas que caminhem atrás de mim serão crianças, por isso manterei os passos curtos." Hans Christian Andersen

Lugarzinhos Por Aí

Descobrindo lugarzinhos ao redor do mundo

Só no Girinho

Cicloturismo, Fotografia & Muita Falação

O mundo da poesia

A fine WordPress.com site

A VIDA COMO ELA É

"Amor à Vida" é uma atitude que fala essencialmente da diversidade de famílias na atualidade e da forma como elas se relacionam entre si e com o mundo.

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

Pedalando com o Antigão.

Cicloturismo, Fotografia & Muita Falação

mariotrindadept

Cicloturismo, Fotografia & Muita Falação

%d blogueiros gostam disto: